Jornada do Patrimônio promove rodas de conversas com Griôs da cidade
As rodas de conversas aconteceram nos dias 25 e 27 de setembro, com apresentações dos Griôs da Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição e do Boi da Manta e Bonecões do Carnaval.
Publicado em 27/09/2013 21:36 - Atualizado em 12/01/2017 10:51
Griô da Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição
Griô do Boi da Manta e Bonecões do Carnaval
A Secretaria de Cultura e o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural realizaram mais uma etapa da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural 2013, com o tema “Griôs: Mestres da Nossa Cultura”. O objetivo dessas atividades é desenvolver ações que valorizem a presença dos grandes mestres da cultura e mobilizar os cidadãos para compreender o importante papel que esses agentes culturais desempenham na construção da memória e história social. As rodas de conversas aconteceram nos dias 25 e 27 de setembro, com apresentações dos Griôs da “Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição” e do “Boi da Manta e Bonecões do Carnaval” e contaram com a participação dos alunos do 2º e do 4º ano da Escola Municipal Deputado Emílio de Vasconcelos Costa.
Na sede da Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição, os alunos do 2º ano tiveram a oportunidade de conhecer a história da banda. Neste dia, o Senhor Caetano Gonçalves Dias, o Griô da Corporação Musical do município com seus 87 anos de idade, retratou com detalhes a época de construção da sede, as gerações de músicos e as dificuldades que a mesma passou ao longo dos anos, suas festas religiosas, apresentações em outros municípios e o cuidado de manter a documentação em dia, mesmo no período em que a banda esteve desativada. Também esteve presente, o músico e atual presidente da Corporação, Renato Múcio Macedo, que ressaltou a importância da participação das novas gerações nas atividades do grupo.
O Chefe do Departamento de Cultura e Turismo, André Phillip Serra Gonçalves Dias, falou aos participantes sobre a história do imóvel, o tombamento e o processo de restauração realizado em 2011.
Na sede do Departamento Municipal de Cultura, os alunos do 4º ano tiveram a oportunidade de conhecer e conversar com o Senhor Adacir Ferreira Passos, mais conhecido como Cirinho, que tem 72 anos, e é o Griô do Boi da Manta e dos Bonecões do Carnaval de Capim Branco.
A conversa retratou a história desta tradição que existe desde a década de 50 na cidade e já nessa época, Cirinho se interessou pela atividade, prosseguindo com a confecção de bois da manta e bonecões para animar a charanga e o carnaval. Com o passar dos anos ele ficou com a saúde debilitada e ensinou o ofício para um jovem da comunidade que mantém viva esta cultura.
Os Griôs
São pessoas responsáveis pela transmissão dos saberes e acontecimentos da vida social, considerados guardiões da memória e da história oral de um povo, sempre respeitando os seus ancestrais. Perpetuam a tradição através da contação de histórias, genealogia das famílias, música, poesia popular, ritos e práticas.
por Assessoria de Comunicação